CAJON TOK ELETRICO JESUS C/BONGO EMBUTIDO 217
O cajón é um instrumento utilizado em diversos ritmos nacionais e internacionais. O uso do instrumento vem se expandindo por todo o mundo principalmente devido à sua notável sonoridade e ao seu valor relativamente acessível. O termo ¿cajón¿, é o aumentativo de caixa (caja) em espanhol. O nome se deve por seu formato de caixa de madeira.
Apesar do cajón ser um instrumento tradicional da música flamenca, ele é bastante versátil, sendo utilizado em diversos ritmos, que vão desde o pop e rock aos ritmos brasileiros como sertanejo e samba. É inevitável a comparação da sonoridade do cajón com a de uma bateria, apesar do cajón ser muito mais simples e menor. Esta fama é justificada pelo fato de que a parte superior do tampo emite sons parecidos com os de uma de bateria (porém mais suaves) e a parte central emite sons graves semelhantes ao do bumbo e ainda podendo simular o som do chimbal com os dedos na parte superior devido a utilização da esteira.
O modelo Nobre Tok ainda conta com um segundo instrumento, a caixa emite som de bongo na parte traseira. Como é tocado?
Se você ficou curioso e quer saber como se toca o instrumento, nós vamos explicar. O músico fica sentado em cima do próprio instrumento, posicionando-o entre as pernas e utilizando as próprias mãos para tocá-lo. No lugar das mãos, podem ser utilizadas baquetas acústicas (as chamadas ¿vassouras¿) ou um mix dos dois. O cajón pode acompanhar o uso de vários outros acessórios, para melhorar o som.
O Cajón no Brasil
O uso do Cajón no Brasil vem se popularizando tanto entre os músicos profissionais quanto entre os amadores, revelando-se um acompanhamento muito rico para voz e violão. O cajón é extremamente versátil para praticamente todos os ritmos, podendo ser utilizado acusticamente, microfonado em apresentações ao vivo, provocando no espectador a sensação de ¿onde está a bateria?¿, e ainda apresenta excelentes resultados em gravações de estúdio.
Os modelos Nobre Tok, contam ainda com um bongo na parte de traz, que proporciona aos percussionistas uma maior comodidade em suas apresentações.
Modelo Elétrico Estampado:
Caixa em madeira de reflorestamento;
Esteira regulável;
Melhor captação de grave e agudo;
Elétrico com duas saídas (Balanceado Xenix ¿ P10);
Assento almofadado embutido;
Acabamento em Courvin preto, prata, marrom ou vermelho dependendo da estampa;
Com bongô embutido;
Tampa com pintura automotiva ou tratada, impermeabilizada e impressa;
Estampa: Jesus 217
OBS : Imagem meramente ilustrativa. As descrições técnicas estão sujeitas à alteração sem aviso prévio.